Candidato com redação nota mil do Ceará é professor e não vai tentar Sisu
14/01/2025
Elivando Rodrigues conta que, por causa de seu trabalho como professor, costuma fazer a prova do Enem todos os anos para testar técnicas e conhecimento. Elivando Rodrigues foi o único candidato do Ceará a tirar nota mil na redação do Enem 2024
Arquivo pessoal
O professor de redação Elivando Rodrigues, de 23 anos, foi o único cearense a obter nota mil na redação do Enem 2024, conforme resultado divulgado na segunda-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele é professor, dá aula de redação e não vai disputar vaga no Sisu.
Além dele, apenas outros 11 candidatos atingiram a nota máxima na redação na prova do ano passado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Elivando, natural de Jaguaribe, a aproximadamente 308 quilômetros de Fortaleza, viu a notícia se espalhar rapidamente pelo pequeno município de 35 mil habitantes. Desde então, ele tem recebido parabéns de familiares, amigos e até da Prefeitura.
"Nossa, foi um carinho muito grande. Eu estou até agora muito feliz por esse carinho. Geralmente resultados acadêmicos, de vestibular, eles até repercutem, mas é mais dentro da família, dentro daquele círculo que a pessoa tem, né? E esse não [da redação do Enem], esse foi muito tido como algo da cidade. Então a cidade está acolhendo essa nota, e eu estou muito feliz", contou.
Elivando entrou na graduação em Letras na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2020, mas pelas dificuldades da pandemia, acabou deixando o curso e ingressando em uma graduação a distância via ProUni.
LEIA TAMBÉM:
Rede pública do Ceará tem o maior número de alunos com nota acima de 950 na redação do Enem 2024
Enem 2024: quem são os alunos nota mil na redação
Desde que estava na faculdade, ele vinha dando aulas particulares para o exame. Com a formatura, em 2024, passou a oferecer o curso online de preparação para a redação. Ele conta que, por causa de seu trabalho como professor, costuma fazer a prova do Enem todos os anos para testar técnicas e conhecimento.
"Geralmente, eu testo alguma coisa que eu quero aplicar para os alunos. Então, eu testo para ver se funciona daquela forma, como é que a banca reage. E também, dependendo do tema, eu tento fazer uma redação que vai atingir o máximo, né? Mas, até então, nunca tinha atingido", revelou Elivando.
Herança africana
A prova do Enem é composta por 180 questões e uma redação. Em 2024, o tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A nota da redação é considerada decisiva, em alguns casos, como no ProUni, é usada como critério de desempate na disputa por uma vaga.
Segundo Elivando, ele tinha trabalhado com os alunos um tema de redação semelhante ao abordado pelo exame na prova do ano passado, relacionado à oralidade e povos tradicionais. "Eu cheguei a sorrir quando vi o tema", relembra.
Na segunda-feira (13), enquanto recebia as notas dos seus alunos, Elivando foi verificar a sua e descobriu que tinha tirado mil na redação. Apesar de ter atingido a nota máxima da redação, Elivando disse que não tem pretensão de fazer outra graduação.
Ele inclusive fez apenas um dia de prova, uma vez que seu interesse era apenas concluir a redação. Ele diz que a nota mil vai ficar como uma boa recordação. "Algo que representa o trabalho, o que a gente trabalha durante o ano", afirma.
Rede pública do Ceará foi destaque na redação
Ceará é destaque em notas da redação do Enem
Os alunos da rede estadual de ensino do Ceará obtiveram o maior número de notas entre 950 e 1000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na comparação com as redes públicas dos outros estados brasileiros.
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2.598 alunos cearenses tiveram notas entre 950 e 1000. Desses participantes com as notas mais altas, 663 são da rede pública de ensino.
De acordo com o instituto, 32 alunos da rede pública do Ceará tiraram uma nota entre 980 e 1000; enquanto outros 631 tiraram notas entre 950 e 980. O Inep não informou de quais escolas os participantes são.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará