É #FAKE vídeo que mostra seca e sugere falta de água em barragem no Ceará
15/05/2025
(Foto: Reprodução) Órgãos do governo federal e do governo estadual atestaram que a barragem está cheia. É #FAKE vídeo que mostra trecho seco e sugere desabastecimento de água em barragem do Ceará
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo de pessoas culpando o governo federal pela falta de água em uma cascata na barragem de Jati (CE), em maio de 2025. É #FAKE.
g1
✅ Como a checagem chegou ao Fato ou Fake?
Leitores fizeram a sugestão por meio do nosso WhatsApp: +55 (21) 97305-9827.
🛑 O que diz a publicação mentirosa?
A mensagem que circula nas redes sociais compara a situação da barragem de Jati (CE) eu duas datas: 8 de fevereiro de 2022 (quando ela estava vertendo água) e 11 de maio de 2025 (quando o local aparece seco).
No vídeo, um homem diz: "11 de maio de 2025. Transposição do [rio] São Francisco. [...] Lembra daquela cascata lá? [Jair] Bolsonaro aqui com o Marinho, inaugurando, descendo água. [...] É uma covardia." Em seguida outro homem afirma: "A gente foi filmar lá no outro canal, tudo rachado. O canal – faz mais de 40 dias que não passa a água. E o cenário é isso aqui, ó".
⚠️ Por que a publicação é falsa?
Ao mostrar um trecho seco da barragem, o registro omite o fato de que ela na verdade está cheia, como atestaram ao Fato ou Fake o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará.
A água dessa barragem vem do rio São Francisco, que abastece o Nordeste. O ministério explicou que elas "são entregues a cada um dos estados mediante solicitação", como parte de uma iniciativa para suprir déficits hídricos não atendidos pelos recursos locais.
"O sistema [Projeto de Integração do Rio São Francisco] Pisf funciona, portanto, sob demanda, e não como uma rede de abastecimento de água convencional em que a água é entregue de modo ininterrupto", diz a resposta. (O Pisf é uma iniciativa de infraestrutura para irrigar vários estados da região.)
A pasta também enfatizou que todos os reservatórios estão em condições operacionais para atendimento a esses estados, em caso de necessidade. Considerando apenas o Ceará, foi entregue mais de 1,5 milhão de m³ de água em 2025.
O Fato ou Fake também questionou a Secretaria dos Recursos Hídricos, que informou em 14 de maio que, até aquele momento, não houve necessidade de demanda de água proveniente do Pisf: "Essa medida se deve ao fato de que os principais reservatórios do Ceará, como os açudes Orós e Castanhão, apresentam níveis satisfatórios de armazenamento. Destaca-se, inclusive, que o açude Orós atingiu 100% de sua capacidade, reforçando a segurança hídrica no estado".
Segundo a secretaria, a vazão atualmente liberada pelo Pisf é mínima e tem como objetivo exclusivo a manutenção da lâmina d’água no canal, não se configurando como aporte significativo ao sistema de abastecimento estadual.
É #FAKE vídeo que mostra trecho seco e sugere desabastecimento de água em barragem do Ceará
Reprodução
Veja também
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)